Juizado de Pequenas Causas em Juiz de Fora

Juizado de Pequenas Causas em Juiz de Fora

Saiba o que é, como funciona e como entrar com uma ação no Pequenas Causas em Juiz de Fora, bem como como conseguir Advogado Gratuito de Pequenas Causas da Defensoria Pública do Estado e OAB em um bairro próximo à Juiz de Fora/MG.

Juizado Especial Civel Pequenas Causas Juiz de Fora
Juizado Especial Civel Pequenas Causas Juiz de Fora

Clique nos Anúncios e fale com os Advogados sobre seus Direitos, Tire dúvidas e tenha Atendimento Jurídico Gratis no Pequenas Causas, Direito do Consumidor e PROCON.

Veja como entrar com Ação no Pequenas Causas Online pela Internet, Endereços do Pequenas Causas de Juiz de Fora, Telefone, se precisa de advogado, Como Ter Advogado Grátis, Quais os documentos necessários, Horário de atendimento, Direito do Consumidor, Procon e o modelo de petição para entrar com ação.

Pequenas Causas Juiz de Fora

O que é juizado de pequenas causas? O Juizado Especial Cível de Juiz de Fora é um órgão, criado pela justiça, com o nome de Juizado Especial Cível, para tratar de ações de menor complexidade, com valores limitados a 40 salários mínimos (justiça Estadual) e 60 salários mínimos (justiça federal), onde o próprio interessado pode pedir seus direitos.

Como funciona o Pequenas causas de Juiz de Fora? O funcionamento pequenas causas é de um processo comum, ou seja, a parte (autor) faz uma petição inicial, juntando provas e documentos, o demandado (réu) recebe uma intimação para se defender, agenda-se uma audiência, tentando conciliação e, caso não ocorra, o juiz decide o direito.

Como iniciar um processo na no Pequenas Causas de Juiz de Fora? A parte pode abrir um processo no juizado de pequenas causas sem advogado, bastando se dirigir ao fórum mais próximo de sua casa com documentos pessoais e provas, ou procurar um advogado especialista que irá transcrever seus casos e direitos em uma petição ao juizado competente.

Pequenas causas precisa advogado de Pequenas Causas de Juiz de Fora? Depende, Para as causas com valor de até 20 salários mínimos, não exigida a participação de um advogado, sendo que a própria parte pode pleitear seus direitos, bastando ir no Juizado Especial Cível mais próximo de sua residência com as provas, petição e documentos necessários.

Abaixo os documentos necessários para pequenas causas:

  • Cópia do RG, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação:
  • Comprovante de endereço demonstrando que mora na região de Juiz de Fora: pode ser uma conta de agua, luz ou telefone;
  • Original de documentos/provas (Exemplo Cheque que deseja efetuar cobrança, Notas Fiscais de produtos ou serviços;
  • Fotografias: Em caso de colisão de veículo ou acidentes;
  • Print de Telas e e-mails: em caso de questões eletrônicas, contratos via whatsapp, ofensas, etc;
  • Endereço da parte ré (contra a pessoa/empresa que vai entrar contra na ação.

Para saber mais sobre os procedimentos – como “Dar entrada” em um Processo no Pequenas Causas de Juiz de Fora, clique no nosso link:

http://juizadoespecialpequenascausassp.com/pequena-causa/

Consulte no Link do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais os Endereços e Telefones do Fórum/ Juizado Especial Cível mais próximo de sua residência/empresa – é neste que você deve se dirigir:

Justiça Federal em Juiz de Fora

Se sua ação for contra uma Empresa Federal (Ex. Caixa Econômica Federal, Petrobrás, etc), abaixo de 60 salários, dirija-se ao Juizado Especial Federal mais próximo de Sua Residência/Empresa, consultando:

https://portal.trf1.jus.br/portaltrf1/juizado-especial-federal/jef/juizado-especial-federal/home.htm

Direito do Consumidor de Juiz de Fora: Muitas das causas julgadas por este juizado, são causas relacionadas ao Direito do Consumidor, como por exemplo os Abusos de Empresas de Telefonia, Tv a Cabo, Lojas de Varejo, Lojas Online, etc. Para saber mais sobre os Direitos do Consumidor e como evitar possíveis abusos, clique aqui:

http://juizadoespecialpequenascausassp.com/direito-do-consumidor/

Caso queira, também é possível fazer uma reclamação no Procon do Estado MG em https://procononline.com.br/procon-mg/

Advogado de Pequenas Causas Juiz de Fora

Advogado no Pequenas Causas de Juiz de Fora: É necessário um Advogado para pleitear seus direitos no Juizado Especial “Pequenas Causas”?

A Resposta é: DEPENDE: Segundo a lei, só é necessário um Advogado em situações em que o valor discutido é superior a 20 salários mínimos.

O interessado pode se dirigir ao fórum mais próximo de sua residência, com as provas (Notas fiscais, documentos, e-mails, fotos, etc) e pleitear seus direitos. Ocorre que, em algumas situações, mesmo o valor sendo abaixo de 20 salários (onde não seria necessário um advogado), é recomendável, pois as grandes empresas de Juiz de Fora e região dispõem de grandes e experientes escritórios de advocacia para defende-las, e, a sua inexperiência, pode lhe causar perdas. Saiba mais sobre a necessidade de Advogados no Pequenas causas, clique aqui:

http://juizadoespecialpequenascausassp.com/advogado-para-pequenas-causas/

Advogados Gratis do Estado Publico em Juiz de Fora

O(s) interessados em Advogado do Estado podem procurar a Defensoria Pública de Juiz de Fora e assim terão o atendimento gratuito de advogados defensores públicos.

Advogados Gratis do Estado Publico em Juiz de Fora
Advogados Gratis do Estado Publico em Juiz de Fora

O(s) interessado(s) em Advogado Advogado Gratuito em Juiz de Fora deve(m) levar até a Defensoria Pública ou até a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do município / Casa do Advogado o(s) documento(s) pessoal(s), com os números do RG e CPF, carteira de trabalho, bem como comprovante de residência e de renda.

Como é o atendimento na Defensoria Pública de Juiz de Fora ?

O interessado em Advogado Gratuito Família deve ir a uma unidades de Juiz de Fora da Defensoria do seu estado, pegar uma senha e aguardar ser chamado pelo representante ou advogado que irá atende-lo – No atendimento, deve expor o seu caso (momento em que é feita a triagem) e, após isso, será agendado um dia para que o interessado traga a documentação comprovando a renda exigida e as provas do alegado.

Como ser atendido Online via WhatsApp por Advogado Gratuito em Juiz de Fora ?

Após a pandemia, a Defensoria Pública do Estado, a OAB e a maioria dos advogados estão prestando serviços Online. Assim é possível tirar dúvidas com Advogados Online pelo link https://defensoria.mg.def.br/fale-com-a-defensoria/

Quais documentos são necessários na Defensoria Pública de Juiz de Fora ?

É necessário levar o RG original, comprovantes de renda (holerites, carteira de trabalho) comprovante de residência (contas em geral) demonstrando que reside na região de Juiz de Fora e documentos/provas associados ao pedido, como por exemplo, no divórcio, certidão de casamento, nascimento, documentos de bens, etc.

Defensoria Pública da União – para questões Federais – Ex. Ações contra o INSS, Caixa Econômica Federal de Advogado Franco da Rocha, etc

http://www.dpu.def.br/

Defensoria Pública de Minas Gerais: Para todos os outros tipos de ação cível, familiar, criminal, etc

https://defensoria.mg.def.br/

OAB – Ordem dos Advogados em Juiz de Fora:

Outra maneira de conseguir um advogado gratuito em Juiz de Fora é por meio da própria Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do seu estado, onde existem parcerias entre as defensorias, tribunal de Justiça e OAB.

Para conseguir advogado em Juiz de Fora grátis, é necessário dirigir-se a OAB no seu estado, mais próxima de sua residência, devendo o interessado comprovar renda e condições financeiras através de carteira de trabalho, contracheques, comprovação bancária e/ou Imposto de renda, além de comprovante de residência e documentos de identificação como CPF e RG.

Encontre a OAB da sua cidade no site: https://www.oabmg.org.br/institucional/home/subsecoes

Encontre também Advogado de pequenas causas, Advogado Trabalhista Gratis, Advogado Online, Defensoria Pública , Público, do Estado, Grátis, Online via Whatsapp Vara da Família, Criminal,

CONSULTE SEMPRE UM ADVOGADO!

5/5 - (65 votes)

5 comentários

  1. Ezio Rodrigues Responder

    Tenho um prcomocesso com adv contra banco financeiro BMG empréstimo sem autorização me causando transtorno e prejuízo co devolução do valor e despesas com taxa devolução do mesmo e não recarssimento da parcela descontada. Como faço para acompanhar via internet o processo.alguém p/esclarecer tirando esta dúvida ? Obrigado.

    • Luísa Responder

      Ezio, vá à sede do Juizado e peça para você fazer o seu cadastro para acompanhar o processo no Projudi. Isso te dará acesso ao conteúdo das petições. Mas como você tem advogado, é mais fácil fazer uma pesquisa processual no site do Projudi. Você verá as movimentações. Caso haja petição, peça ao seu advogado para te esclarecer sobre o conteúdo.

  2. Eder Sampaio Responder

    Estou sendo cobrado por um dívida com a empresa da claro referente a compra de plano de Internet mas já tudo pago tenho comprovante de pagamento comigo meu nome está na proteção contra o consumidor que de fazer desde já agradeço obrigado

  3. Antonio Messias da Rocha Filho Responder

    Buscar resultados para ganhei uma causa contra Bradesco. Juiz determinou transferência da diferenças para final do contrato. Banco ignora sentença.

  4. Celio da Costa silva Responder

    Estou pra entrar com um processo pois comprei uma casa com documento de compra e venda e fui enganado pq o vendedor revendeu a casa e não me repassou o dinheiro e não me dá satisfação sobre isso. Tentei resolver conversando mas não deu em nada já vai fazer um ano e nada. Paguei 15mil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.