Como faço para me divorciar de graça?

Como faço para me divorciar de graça?

Existem algumas maneiras diferentes de se divorciar gratuitamente.

Algumas pessoas pode m optar por usar a defensoria pública do estado, enquanto outras podem querer contratar um advogado.
O sistema judicial é a opção mais acessível, mas pode levar meses ou anos para obter seu divórcio.

Como faço para me divorciar de graça?
Como faço para me divorciar de graça?

Um advogado particular tem custos, mas eles geralmente podem obter seu divórcio finalizado, se for amigável em poucos meses.

Se você quiser economizar dinheiro e tempo, considere usar um serviço advogado online que oferece divórcios gratuitos.

Como dar entrada no divórcio online sem pagar advogado

O divórcio pode ser um processo caro, mas não precisa ser.

Há muitas maneiras de se divorciar de graça, incluindo preencher a papelada, contratar um advogado de forma limitada ou procurar uma mediação.

O divórcio é um processo legal que deve ser feito judicialmente no fórum ou extrajudicial em cartório.

Os advogados de divórcio são especialistas neste campo e podem fornecer orientações sobre como se divorciar rápido pela via particular ou gratuitamente pela defensoria pública do estado.

Há muitas razões pelas quais as pessoas querem saber como se divorciar de graça. Alguns deles são:

  1. Eles não têm dinheiro para um advogado;
  2. Eles querem economizar dinheiro em seus processos de divórcio;
  3. Eles não querem contratar um advogado, mas precisam de ajuda com o processo.

Como se divorciar de graça 2022?

Para obter o divórcio, você precisa de um advogado que irá apresentar uma petição para a dissolução do casamento no fórum ou em um cartório.

Você precisará preencher o formulário e fornecer informações sobre seus cônjuges, como nome, endereço, data de nascimento, RG, CPF, profissão e também informações sobre filhos nascidos deste casamento e quaisquer acordos de pensão alimentícia.

Se você estiver buscando pensão alimentícia ou pensão alimentícia, precisará fornecer informações sobre isso também, ou seja, como será pago e qual será o valor da Pensão.

Depois da petição, dependendo do modelo escolhido, você terá que ir:

  • Ao cartório para assinar o divórcio extrajudicial;
  • Ao fórum em uma audiência com um juiz para que aprove o seu divórcio.

Feito isso, cartório emitirá uma escritura de divórcio ou, se for judicial, o fórum emitirá uma sentença de divórcio, a qual deverá ser levada ao cartório onde foi feito o casamento para averbação.

O que é necessário para da entrada no divórcio pela Defensoria Pública?

como dar entrada no divórcio pela defensoria pública
como dar entrada no divórcio pela defensoria pública

Um defensor público pode ajudá-lo a se divorciar gratuitamente. Eles são nomeados pelo tribunal para representá-lo em seu caso de divórcio.

Você será obrigado a se reunir com eles pelo menos uma vez antes de representá-lo no tribunal. Eles então apresentarão qualquer papelada necessária em seu nome e comparecerão ao tribunal com você, se necessário.

Se você deseja se divorciar de graça com Advogado Gratuito, existem algumas opções:

  • Uma opção é encontrar um defensor público. Eles geralmente oferecem serviços gratuitos, mas podem não ser capazes de ajudá-lo com todas as suas necessidades;
  • Outra opção é consultar um advogado particular que oferece trabalho pro bono. Eles poderão ajudá-lo com seu caso e podem até ter alguns recursos disponíveis para você;
  • Outra opção é passar pelo sistema judicial e pedir o divórcio por conta própria. Esta será a opção mais cara, mas também oferece a maior flexibilidade em termos do que pode ser feito e como pode ser feito.

Como dar entrada no divórcio pela defensoria pública

A Defensoria Pública é um órgão do governo que presta serviços jurídicos a pessoas de baixa renda que não podem contratar seu próprio advogado. Para pedir o divórcio pela Defensoria Pública, você precisa atender a alguns critérios.
Você deve ser residente do estado e no município e ter uma renda igual ou inferior a a 03 salários mínimos.

Você também precisa ter bens limitados, ou seja, não é possível pedir divórcio ou justiça gratuita a pessoa que tem muitos bens

Se você preencher esses requisitos, você pode pedir o divórcio pela Defensoria Pública.

Você precisará fornecer documentos pessoais, certidão de casamento, nascimento e comprovante de endereço e dos bens conseguidos durante o casamento.

A Defensoria Pública é o único lugar onde você pode se divorciar sem pagar por isso. Isso porque a Defensoria Pública é um ramo do governo e não, como a maioria dos escritórios de advocacia privados, um negócio com fins lucrativos.

Quanto tempo demora um divórcio na defensoria pública?

Com isso em mente, você deve saber que o pedido de divórcio pela Defensoria Pública leva tempo, visto que a defensoria atende um número muito grande de pessoas.

Você terá que esperar pelo menos seis meses antes que seu divórcio seja finalizado. Isso ocorre porque há muitas pessoas que precisam analisar e preparar seu processo (inclusive enviando ao promotor de justiça caso o casal tenha filhos menores) antes que ele possa ser finalizado e todos trabalham em dias e horários diferentes.

A Defensoria Pública é um órgão público que atende pessoas que não podem pagar um advogado ou as custas, sendo assim, tanto o advogado, quanto as custas judiciais são gratuitas.

Caso queira realizar o divórcio pela defensoria pública, procure o endereço, telefone e horário de funcionamento na defensoria do seu estado, geralmente em prédios específicos, nos fóruns de família mais próximos de sua residência ou através dos convênio com a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.

5/5 - (121 votes)

6 comentários

  1. Adriana Silva Barbosa Responder

    Preciso dar entrada no divórcio,motivo traição . Não consigo se quer olhar na pessoa que vivi esses anos . Simplesmente cansei , não quero mais !

  2. Antonio Rodrigues de Azevedo Responder

    Acho que o divórcio tinha que ser gratuito quando as pessoas que ganham até dois salários mínimos. Porque quem ganham até dois salários mínimos e quer se separar os custos não dá para pagar um advogado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.