pequenas causas transito

Juizado de Pequenas Causas Transito

Juizado de Pequenas Causas Transito – Veja como entrar com ação

Juizado de Pequenas Causas Transito Juizado de Pequenas Causas Transito – Veja como entrar com ação. Quer saber o Passo a passo?

 




 




Juizado de Pequenas Causas – Ações em razão de colisões de Transito

O Juizado de Pequenas Causas julga ações de baixa complexidade e com valor da causa de até 40 salários mínimos. Importante lembrar que para causas com valor até 20 salários, os requerentes podem pleitear seus direitos sem a necessidade de um advogado. Para pleitear seus direitos no Juizado de Pequenas Causas sem advogado é só escrever uma petição simples, conforme o Modelo de petição pequenas causas.

Todos os dias ocorrem colisões de trânsito e as vezes fica difícil cobrar os danos – a melhor maneira é conseguir o máximo de dados possível do proprietário do veículo e da pessoa que causou a colisão, tirar fotos, conseguir testemunhas (pedir nome, rg, endereço e telefone) , fazer um Boletim eletronico (via internet) e pedir pelo menos 3 cotações em oficinas de funilaria para os custos.

O prejudicado pode tentar amigavelmente, através de uma notificação extrajudicial ou um telegrama (com copia para voce) e caso nao resolva, leve toda documentação acima, mais a notificação ou telegrama ao fórum mais próximo de sua residência para propor a ação de reparação de danos.

Caso o veículo lhe traga renda, além dos gastos com o conserto, é possível pedir lucro cessante.




 

No Juizado de Pequenas Causas, para ações 40 salários mínimos e nos casos de recursos das causas com valor até 20 salários em que o requerente pretende recorrer, é necessário um Advogado para o pequenas causas.

O Juizado de Pequenas Causas costuma ser localizado em grandes faculdade ou universidades que ministram curso de Direito, as quais fornecem um espaço e já podem auxiliar os estudantes no estágio.

Além disso, em grandes cidades Juizado de Pequenas Causas  – ações relacionadas a colisão de Transito está localizado nos bairros, dentro dos fóruns.

Algumas questões são importantes sobre o Juizado de Pequenas Causas Transito:

  • Não há atendimento telefônico no Juizado de Pequenas Causas Transito, sendo necessário o comparecimento pessoal;
  • Não há custas para entrar com ação no Juizado de Pequenas Causas Transito e em caso de perda em primeira estância, o perdedor não paga as custas ou honorários do advogado do réu;
  • Há o pagamento de custas quando a parte recorrer ao colégio recursal;
  • Não é disponibilizado advogado público para assessorar os requerentes em nenhuma fase da ação no Pequenas Causas Transito.

Antes de entrar com uma ação no Pequenas Causas, importante avaliar quem está no polo passivo (réu), pois se for uma grande empresa, mesmo em ações com valores abaixo de 20 salários mínimos, recomenda-se contratar um advogado de sua confiança.

As Grandes empresas dispõem de escritórios especializados em direito do consumidor e o requerente inexperiente, por não estar acostumado, pode perder sua causa.




 

 

A

Juizado de Pequenas Causas Transito
Juizado de Pequenas Causas Transito




Consulte sempre um advogado!

7 comentários

  1. eliana vila nova Responder

    o probrema foi com a carteira de abilitação, fis as aulas , de transito fis a prova ,mais na hora de fazer o teste de volante a cordenadoura da auto escola ne deichou 3 meses esperando ,pra fazer e tinha teste de 15 em 15 dias ,eu fui ate lá e ela naõ ne chamava, entre com uma ação contra e o juiz deu causa ganha pra eles.me mandou ir recorer em outro estado,maõ pagarão o que ne divinhão , e paguei a quantia na epoca de 3 mil reais,e fiquei sem carteira e sem dinheiro.depois fis em outra alto escola , e paguei 3 .100 reais e aconteceu a mesma coisa, mais naõ entrei na justiça, quero saber o que fazer nese caso ,porque estou sem carteira e sem dinheiro,e proibida de dirijir por isso.não tentei dimovo pois estou muinto aboresida com a alto escola e com detran que deicha isso acontecer com as pessoas, e o juiz sabia que eles estavão ne enganando e deu causa ganha pra alto escola . sena .

  2. eliana vila nova Responder

    moro pva do leste mt . naõ sei se e poque sou especial , que ne fizerão de boba , e entrei pelas pequenas causas , em pva do leste, e foi isso que aconteceu.queria uma resposta se possil sobre isso.

  3. eliana vila nova Responder

    tenho todos os conprovantes de paganento, das duas alto escolas , e provas que provão que passei na escrita ,no pisicotequinico ,e fis todas as aulas ,tenho como provar tudo isso. contratos de muintos anos atrais horas aulas só naõ do teste de volante.

  4. ADEILDO OLIVEIRA FRANCA Responder

    UM CARA BATEU NO MEU CARRO NO FINAL DE SETEMBRO , FALOU QUE IRIA PAGAR E FOI AQUELA ENRROLACAO , GOSTARIA DE SABER SE AINDA POSSO ENTRAR COM ACAO ,TENHO APENAS O PRIMEIRO NOME DELE ,FOTO DA PLACA DO CARRO,E O ENDERECO ,MAIS TESTEMUNHAS. É POSSIVEL?COMO FACO UM TELEGRAMA EXTRA JUDICIAL PARA MANDAR ,QUEM SABE NE ELE RESOLVE.SE NAO RESOLVER FACO UM BO ELETRONICO.mAS A QUESTAO MAIOR É QUANTO TEMPO TENHO PARA ISSO?DESDE JA AGRADECO

  5. Tiago Xavier mariano Responder

    Olá tive um acidente de trânsito onde uma mulher invadiu a pista contrária e colidiu de frente com meu veículo.
    Ela própria acionou o seguro dela que buscou o veículo dela e quando mandou o pedido de conserto do meu veículo a seguradora fez uma perícia e não quis arrumar meu veículo dizendo que eu teria causado a colisão o que devo faze ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.